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A construção da nova ponte sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, terá início na próxima semana. A obra, orçada em 23 milhões de euros e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um marco importante para o município.
Fernando Frias, representante do grupo Alberto Couto Alves (ACA), confirmou que as máquinas começarão a operar já na próxima semana e que, até janeiro de 2025, a estrutura da ponte será visível no rio. “Rapidamente será evidente que a obra está em andamento e que estamos comprometidos com o cumprimento dos prazos”, destacou.
Com um prazo de execução de 510 dias, a nova ponte terá uma extensão aproximada de 1,95 quilómetros e ligará a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste, à EN 202, em Nogueira.
Os trabalhos iniciais incluem a montagem do estaleiro, desmatação dos terrenos, escavações e instalação das fundações com recurso a estacas.
Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, classificou a ponte como “a infraestrutura mais importante e complexa alguma vez executada pelo município”. O autarca sublinhou o longo processo de licenciamento, que envolveu várias entidades públicas e o cumprimento rigoroso de todas as normas legais.
Nobre salientou que a nova travessia será uma obra estruturante para o concelho, promovendo a ligação entre parques empresariais, melhorando a mobilidade e reduzindo a densidade de tráfego nas vias nacionais e municipais. “Esta infraestrutura tornará o concelho mais competitivo e atrativo para empresas, impulsionando o desenvolvimento económico de Viana do Castelo”, afirmou.
Atualmente, Viana do Castelo é o 16.º concelho mais exportador de Portugal, responsável por 1,5% das exportações nacionais.
O projeto ocupará 45.347 metros quadrados de solo incluído na Rede Ecológica Nacional (REN), dos quais 21.505 metros quadrados serão impermeabilizados. Segundo parecer da CCDR-N, a localização foi considerada compatível com o Plano Diretor Municipal e não existe alternativa que evite a ocupação de solos integrados na REN.
Para viabilizar a obra, a Câmara Municipal declarou a utilidade pública da expropriação de 50 parcelas de terreno, avaliadas em 326.460 euros, abrangendo áreas de várias uniões de freguesias do concelho.
A obra beneficiará da prorrogação do prazo de financiamento do PRR, que foi estendido de dezembro de 2025 para julho de 2026. A aprovação unânime na Câmara Municipal, em janeiro deste ano, reforça a relevância pública e estratégica da nova ponte para o desenvolvimento regional.
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A construção da nova ponte sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, terá início na próxima semana. A obra, orçada em 23 milhões de euros e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um marco importante para o município.
Fernando Frias, representante do grupo Alberto Couto Alves (ACA), confirmou que as máquinas começarão a operar já na próxima semana e que, até janeiro de 2025, a estrutura da ponte será visível no rio. “Rapidamente será evidente que a obra está em andamento e que estamos comprometidos com o cumprimento dos prazos”, destacou.
Com um prazo de execução de 510 dias, a nova ponte terá uma extensão aproximada de 1,95 quilómetros e ligará a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste, à EN 202, em Nogueira.
Os trabalhos iniciais incluem a montagem do estaleiro, desmatação dos terrenos, escavações e instalação das fundações com recurso a estacas.
Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, classificou a ponte como “a infraestrutura mais importante e complexa alguma vez executada pelo município”. O autarca sublinhou o longo processo de licenciamento, que envolveu várias entidades públicas e o cumprimento rigoroso de todas as normas legais.
Nobre salientou que a nova travessia será uma obra estruturante para o concelho, promovendo a ligação entre parques empresariais, melhorando a mobilidade e reduzindo a densidade de tráfego nas vias nacionais e municipais. “Esta infraestrutura tornará o concelho mais competitivo e atrativo para empresas, impulsionando o desenvolvimento económico de Viana do Castelo”, afirmou.
Atualmente, Viana do Castelo é o 16.º concelho mais exportador de Portugal, responsável por 1,5% das exportações nacionais.
O projeto ocupará 45.347 metros quadrados de solo incluído na Rede Ecológica Nacional (REN), dos quais 21.505 metros quadrados serão impermeabilizados. Segundo parecer da CCDR-N, a localização foi considerada compatível com o Plano Diretor Municipal e não existe alternativa que evite a ocupação de solos integrados na REN.
Para viabilizar a obra, a Câmara Municipal declarou a utilidade pública da expropriação de 50 parcelas de terreno, avaliadas em 326.460 euros, abrangendo áreas de várias uniões de freguesias do concelho.
A obra beneficiará da prorrogação do prazo de financiamento do PRR, que foi estendido de dezembro de 2025 para julho de 2026. A aprovação unânime na Câmara Municipal, em janeiro deste ano, reforça a relevância pública e estratégica da nova ponte para o desenvolvimento regional.
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A construção da nova ponte sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, terá início na próxima semana. A obra, orçada em 23 milhões de euros e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), representa um marco importante para o município.
Fernando Frias, representante do grupo Alberto Couto Alves (ACA), confirmou que as máquinas começarão a operar já na próxima semana e que, até janeiro de 2025, a estrutura da ponte será visível no rio. “Rapidamente será evidente que a obra está em andamento e que estamos comprometidos com o cumprimento dos prazos”, destacou.
Com um prazo de execução de 510 dias, a nova ponte terá uma extensão aproximada de 1,95 quilómetros e ligará a Estrada Nacional (EN) 203, na freguesia de Deocriste, à EN 202, em Nogueira.
Os trabalhos iniciais incluem a montagem do estaleiro, desmatação dos terrenos, escavações e instalação das fundações com recurso a estacas.
Luís Nobre, presidente da Câmara de Viana do Castelo, classificou a ponte como “a infraestrutura mais importante e complexa alguma vez executada pelo município”. O autarca sublinhou o longo processo de licenciamento, que envolveu várias entidades públicas e o cumprimento rigoroso de todas as normas legais.
Nobre salientou que a nova travessia será uma obra estruturante para o concelho, promovendo a ligação entre parques empresariais, melhorando a mobilidade e reduzindo a densidade de tráfego nas vias nacionais e municipais. “Esta infraestrutura tornará o concelho mais competitivo e atrativo para empresas, impulsionando o desenvolvimento económico de Viana do Castelo”, afirmou.
Atualmente, Viana do Castelo é o 16.º concelho mais exportador de Portugal, responsável por 1,5% das exportações nacionais.
O projeto ocupará 45.347 metros quadrados de solo incluído na Rede Ecológica Nacional (REN), dos quais 21.505 metros quadrados serão impermeabilizados. Segundo parecer da CCDR-N, a localização foi considerada compatível com o Plano Diretor Municipal e não existe alternativa que evite a ocupação de solos integrados na REN.
Para viabilizar a obra, a Câmara Municipal declarou a utilidade pública da expropriação de 50 parcelas de terreno, avaliadas em 326.460 euros, abrangendo áreas de várias uniões de freguesias do concelho.
A obra beneficiará da prorrogação do prazo de financiamento do PRR, que foi estendido de dezembro de 2025 para julho de 2026. A aprovação unânime na Câmara Municipal, em janeiro deste ano, reforça a relevância pública e estratégica da nova ponte para o desenvolvimento regional.