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CRECHE EM ZALDIBAR

Categoria:  Notícias do Dia

Publicado

1

O escritório VAUMM Arkitekturak foi finalista do concurso para a Creche em Zaldibar, Espanha. Este projeto tem a particularidade de incluir dois edifícios, mas também dois vazios, os dois pátios de recreação associados. A planta responde a uma ideia simples de implantação no terreno, baseada em retirar o máximo rendimento desta relação entre cheios e vazios.

A localização de ambas as escolas adequa-se à necessidade de reordenar os espaços disponíveis no conjunto do centro escolar, aonde já existem edifícios e instalações cujo uso pode ser independente ou compartilhado. Por sua vez, ambos os edifícios orientam as salas para o leste num caso, e a sul noutro, permitindo o melhor aproveitamento solar no inverno.

Os espaços interiores são versáteis, contínuos e permitem o controle da iluminação. Os edifícios dispõem de um espaço central polivalente para jogos, comidas e outras actividades, espaço que por seu acesso directo às salas de aulas, pode ser usado com facilidade.

A ideia é estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Dentro destes espaços as crianças terão suas primeiras experiências com o mundo da educação, o recreio e a socialização. Farão os seus primeiros amigos, aprenderão a contar e a recitar o alfabeto, criarão e explorarão seus próprios mundos fantásticos, sem prestar atenção aos espaços projectados, mas desfrutando-os.A organização dessas ambiências interiores é pensada considerando a diferente escala e percepção do espaço por parte das crianças e dos educadores. As dimensões dos vazios, tanto interiores como exteriores, permitem as crianças a visão de todos os espaços, assim como a percepção contínua do exterior, enquanto que, os educadores têm o controle visual de qualquer ponto da sala.A diversidade de cores e revestimentos interiores que podem ser usados em cada espaço contrasta com a imagem exterior dos dois edifícios, pensada para proporcionar um oásis de calma frente à estridência e a desordem existente no entorno. As fachadas de painéis modulares de madeira aparentes, ou revestidos por painéis de gesso, dão este contraponto, uma composição abstracta mediante a combinação de painéis de diferentes dimensões.

Gabinete:

VAUMM ARQUITETURA E URBANISMO

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Contacto

Ângela Leitão

aleitao@anteprojectos.com.pt

Directora Geral

Av. Álvares Cabral, nº 61, 6º andar | 1250-017 Lisboa

Telefone 211 308 758 / 966 863 541

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O escritório VAUMM Arkitekturak foi finalista do concurso para a Creche em Zaldibar, Espanha. Este projeto tem a particularidade de incluir dois edifícios, mas também dois vazios, os dois pátios de recreação associados. A planta responde a uma ideia simples de implantação no terreno, baseada em retirar o máximo rendimento desta relação entre cheios e vazios.

A localização de ambas as escolas adequa-se à necessidade de reordenar os espaços disponíveis no conjunto do centro escolar, aonde já existem edifícios e instalações cujo uso pode ser independente ou compartilhado. Por sua vez, ambos os edifícios orientam as salas para o leste num caso, e a sul noutro, permitindo o melhor aproveitamento solar no inverno.

Os espaços interiores são versáteis, contínuos e permitem o controle da iluminação. Os edifícios dispõem de um espaço central polivalente para jogos, comidas e outras actividades, espaço que por seu acesso directo às salas de aulas, pode ser usado com facilidade.

A ideia é estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Dentro destes espaços as crianças terão suas primeiras experiências com o mundo da educação, o recreio e a socialização. Farão os seus primeiros amigos, aprenderão a contar e a recitar o alfabeto, criarão e explorarão seus próprios mundos fantásticos, sem prestar atenção aos espaços projectados, mas desfrutando-os.A organização dessas ambiências interiores é pensada considerando a diferente escala e percepção do espaço por parte das crianças e dos educadores. As dimensões dos vazios, tanto interiores como exteriores, permitem as crianças a visão de todos os espaços, assim como a percepção contínua do exterior, enquanto que, os educadores têm o controle visual de qualquer ponto da sala.A diversidade de cores e revestimentos interiores que podem ser usados em cada espaço contrasta com a imagem exterior dos dois edifícios, pensada para proporcionar um oásis de calma frente à estridência e a desordem existente no entorno. As fachadas de painéis modulares de madeira aparentes, ou revestidos por painéis de gesso, dão este contraponto, uma composição abstracta mediante a combinação de painéis de diferentes dimensões.

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O escritório VAUMM Arkitekturak foi finalista do concurso para a Creche em Zaldibar, Espanha. Este projeto tem a particularidade de incluir dois edifícios, mas também dois vazios, os dois pátios de recreação associados. A planta responde a uma ideia simples de implantação no terreno, baseada em retirar o máximo rendimento desta relação entre cheios e vazios.

A localização de ambas as escolas adequa-se à necessidade de reordenar os espaços disponíveis no conjunto do centro escolar, aonde já existem edifícios e instalações cujo uso pode ser independente ou compartilhado. Por sua vez, ambos os edifícios orientam as salas para o leste num caso, e a sul noutro, permitindo o melhor aproveitamento solar no inverno.

Os espaços interiores são versáteis, contínuos e permitem o controle da iluminação. Os edifícios dispõem de um espaço central polivalente para jogos, comidas e outras actividades, espaço que por seu acesso directo às salas de aulas, pode ser usado com facilidade.

A ideia é estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Dentro destes espaços as crianças terão suas primeiras experiências com o mundo da educação, o recreio e a socialização. Farão os seus primeiros amigos, aprenderão a contar e a recitar o alfabeto, criarão e explorarão seus próprios mundos fantásticos, sem prestar atenção aos espaços projectados, mas desfrutando-os.A organização dessas ambiências interiores é pensada considerando a diferente escala e percepção do espaço por parte das crianças e dos educadores. As dimensões dos vazios, tanto interiores como exteriores, permitem as crianças a visão de todos os espaços, assim como a percepção contínua do exterior, enquanto que, os educadores têm o controle visual de qualquer ponto da sala.A diversidade de cores e revestimentos interiores que podem ser usados em cada espaço contrasta com a imagem exterior dos dois edifícios, pensada para proporcionar um oásis de calma frente à estridência e a desordem existente no entorno. As fachadas de painéis modulares de madeira aparentes, ou revestidos por painéis de gesso, dão este contraponto, uma composição abstracta mediante a combinação de painéis de diferentes dimensões.

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