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O presidente da Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, anunciou esta quinta-feira que a infraestrutura portuária prevê iniciar a construção do novo terminal ferroviário até ao final do ano.
“Estamos a aguardar a conclusão da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para lançar o concurso público e dar início à construção do novo terminal ferroviário ainda este ano”, afirmou Eduardo Feio à agência Lusa.
O projeto contempla a criação de um terminal com aproximadamente 10 hectares, equipado com duas linhas ferroviárias ajustadas aos padrões europeus para transporte de mercadorias.
“O nosso objetivo é transformar o Porto de Aveiro numa plataforma logística multimodal, reforçando a ligação ferroviária à Linha do Norte e à Linha da Beira Alta”, explicou.
De acordo com o presidente da administração portuária, esta infraestrutura permitirá uma resposta multimodal, consolidando o Porto de Aveiro “não apenas como um porto marítimo, mas como uma importante plataforma logística”.
Eduardo Feio sublinha o potencial do novo terminal para dinamizar o transporte ferroviário de mercadorias, como cereais, cimento e biodiesel, além de atrair novas indústrias para a região.
“No ano passado, realizámos a primeira operação ferroviária de transporte de biodiesel a partir do terminal portuário de granéis líquidos para Sines. Atualmente, já temos três comboios por mês a sair com biodiesel para a Galp, em Sines”, destacou.
Outro exemplo do impacto ferroviário do Porto de Aveiro é a exportação de cimento, com “centenas de milhares de toneladas” a chegarem por via férrea para posterior embarque.
Eduardo Feio mostra-se ainda expectante quanto à reabertura da Linha da Beira Alta.
"Podemos potenciar a criação de novos serviços ferroviários para o interior do país, nomeadamente no transporte de cereais, segmento em que o Porto de Aveiro, a seguir a Lisboa, é o que movimenta maior volume de carga", concluiu.
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O presidente da Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, anunciou esta quinta-feira que a infraestrutura portuária prevê iniciar a construção do novo terminal ferroviário até ao final do ano.
“Estamos a aguardar a conclusão da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para lançar o concurso público e dar início à construção do novo terminal ferroviário ainda este ano”, afirmou Eduardo Feio à agência Lusa.
O projeto contempla a criação de um terminal com aproximadamente 10 hectares, equipado com duas linhas ferroviárias ajustadas aos padrões europeus para transporte de mercadorias.
“O nosso objetivo é transformar o Porto de Aveiro numa plataforma logística multimodal, reforçando a ligação ferroviária à Linha do Norte e à Linha da Beira Alta”, explicou.
De acordo com o presidente da administração portuária, esta infraestrutura permitirá uma resposta multimodal, consolidando o Porto de Aveiro “não apenas como um porto marítimo, mas como uma importante plataforma logística”.
Eduardo Feio sublinha o potencial do novo terminal para dinamizar o transporte ferroviário de mercadorias, como cereais, cimento e biodiesel, além de atrair novas indústrias para a região.
“No ano passado, realizámos a primeira operação ferroviária de transporte de biodiesel a partir do terminal portuário de granéis líquidos para Sines. Atualmente, já temos três comboios por mês a sair com biodiesel para a Galp, em Sines”, destacou.
Outro exemplo do impacto ferroviário do Porto de Aveiro é a exportação de cimento, com “centenas de milhares de toneladas” a chegarem por via férrea para posterior embarque.
Eduardo Feio mostra-se ainda expectante quanto à reabertura da Linha da Beira Alta.
"Podemos potenciar a criação de novos serviços ferroviários para o interior do país, nomeadamente no transporte de cereais, segmento em que o Porto de Aveiro, a seguir a Lisboa, é o que movimenta maior volume de carga", concluiu.
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O presidente da Administração do Porto de Aveiro, Eduardo Feio, anunciou esta quinta-feira que a infraestrutura portuária prevê iniciar a construção do novo terminal ferroviário até ao final do ano.
“Estamos a aguardar a conclusão da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) para lançar o concurso público e dar início à construção do novo terminal ferroviário ainda este ano”, afirmou Eduardo Feio à agência Lusa.
O projeto contempla a criação de um terminal com aproximadamente 10 hectares, equipado com duas linhas ferroviárias ajustadas aos padrões europeus para transporte de mercadorias.
“O nosso objetivo é transformar o Porto de Aveiro numa plataforma logística multimodal, reforçando a ligação ferroviária à Linha do Norte e à Linha da Beira Alta”, explicou.
De acordo com o presidente da administração portuária, esta infraestrutura permitirá uma resposta multimodal, consolidando o Porto de Aveiro “não apenas como um porto marítimo, mas como uma importante plataforma logística”.
Eduardo Feio sublinha o potencial do novo terminal para dinamizar o transporte ferroviário de mercadorias, como cereais, cimento e biodiesel, além de atrair novas indústrias para a região.
“No ano passado, realizámos a primeira operação ferroviária de transporte de biodiesel a partir do terminal portuário de granéis líquidos para Sines. Atualmente, já temos três comboios por mês a sair com biodiesel para a Galp, em Sines”, destacou.
Outro exemplo do impacto ferroviário do Porto de Aveiro é a exportação de cimento, com “centenas de milhares de toneladas” a chegarem por via férrea para posterior embarque.
Eduardo Feio mostra-se ainda expectante quanto à reabertura da Linha da Beira Alta.
"Podemos potenciar a criação de novos serviços ferroviários para o interior do país, nomeadamente no transporte de cereais, segmento em que o Porto de Aveiro, a seguir a Lisboa, é o que movimenta maior volume de carga", concluiu.