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Esta ação integra a requalificação de arruamentos e praças no Centro Histórico, da qual fazem parte diversos projetos que visam renovar urbanísticamente espaços que evidenciam sintomas de degradação física e funcional, na perspetiva da sua efetiva utilização e fruição pelos cidadãos. Em simultâneo, as ações visam dotar o Centro Histórico com infra-estruturas fundamentais à sua existência e evolução dinâmica como centro cívico e comercial da cidade por excelência, com especial destaque para as acessibilidades ao coração do Centro Histórico.
Excerto de Memoria Descritiva:
Genericamente a obra consiste na reformulação do perfil transversal dos espaços indicados, com substituição dos pavimentos existentes, de forma a melhorar a circulação pedonal ao longo dos referidos eixos. O aumento da área pedonal é conseguido através da reordenação da circulação e do aparcamento automóvel actualmente existentes. No troço da rua de S. Vicente incluído nesta empreitada propõe-se a eliminação da circulação viária, limitada a cargas e descargas e acesso a garagens. A reduzida dimensão do perfil transversal desta via não permite a convivência em segurança e conforto da circulação pedonal com a passagem de viaturas.
A circulação automóvel tem como alternativa a rua Gabriel Pereira de Castro, que pela sua dimensão suporta este fluxo de tráfego, passando esta a possuir dois sentidos de tráfego. Na praça Alexandre Herculano é mantida a paragem de transportes públicas existente assim como o quiosque da TUB-EM, elementos que trazem movimento ao largo.
Ainda na praça, a supressão das zonas de aparcamento para uso pedonal permitirá a utilização do espaço com esplanadas, potencializando a dinâmica dos estabelecimentos de restauração e bebidas aí instalados. As cargas e descargas passam a ser efectuadas ou na rua dos Chãos ou no topo sul da avenida Norton de Matos, em espaços específicos a serem criados noutras empreitadas incluídas no Plano de Valorização do Eixo Norte da Cidade.
Na avenida Norton de Matos é removida a plataforma central destinada a estacionamento, fazendo-se a circulação automóvel numa faixa que atravessa o centro do espaço. Esta solução permite ordenar o estacionamento caótico que se verifica actualmente no espaço conseguindo- se, também, aumentar as áreas de passeios laterais junto dos edifícios. A nova solução de desenho urbano proposta configura a criação de uma nova praça o que enobrece este espaço urbano potenciando novas utilizações de índole comercial ou associadas a actividades mais lúdicas.
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Esta ação integra a requalificação de arruamentos e praças no Centro Histórico, da qual fazem parte diversos projetos que visam renovar urbanísticamente espaços que evidenciam sintomas de degradação física e funcional, na perspetiva da sua efetiva utilização e fruição pelos cidadãos. Em simultâneo, as ações visam dotar o Centro Histórico com infra-estruturas fundamentais à sua existência e evolução dinâmica como centro cívico e comercial da cidade por excelência, com especial destaque para as acessibilidades ao coração do Centro Histórico.
Excerto de Memoria Descritiva:
Genericamente a obra consiste na reformulação do perfil transversal dos espaços indicados, com substituição dos pavimentos existentes, de forma a melhorar a circulação pedonal ao longo dos referidos eixos. O aumento da área pedonal é conseguido através da reordenação da circulação e do aparcamento automóvel actualmente existentes. No troço da rua de S. Vicente incluído nesta empreitada propõe-se a eliminação da circulação viária, limitada a cargas e descargas e acesso a garagens. A reduzida dimensão do perfil transversal desta via não permite a convivência em segurança e conforto da circulação pedonal com a passagem de viaturas.
A circulação automóvel tem como alternativa a rua Gabriel Pereira de Castro, que pela sua dimensão suporta este fluxo de tráfego, passando esta a possuir dois sentidos de tráfego. Na praça Alexandre Herculano é mantida a paragem de transportes públicas existente assim como o quiosque da TUB-EM, elementos que trazem movimento ao largo.
Ainda na praça, a supressão das zonas de aparcamento para uso pedonal permitirá a utilização do espaço com esplanadas, potencializando a dinâmica dos estabelecimentos de restauração e bebidas aí instalados. As cargas e descargas passam a ser efectuadas ou na rua dos Chãos ou no topo sul da avenida Norton de Matos, em espaços específicos a serem criados noutras empreitadas incluídas no Plano de Valorização do Eixo Norte da Cidade.
Na avenida Norton de Matos é removida a plataforma central destinada a estacionamento, fazendo-se a circulação automóvel numa faixa que atravessa o centro do espaço. Esta solução permite ordenar o estacionamento caótico que se verifica actualmente no espaço conseguindo- se, também, aumentar as áreas de passeios laterais junto dos edifícios. A nova solução de desenho urbano proposta configura a criação de uma nova praça o que enobrece este espaço urbano potenciando novas utilizações de índole comercial ou associadas a actividades mais lúdicas.
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Esta ação integra a requalificação de arruamentos e praças no Centro Histórico, da qual fazem parte diversos projetos que visam renovar urbanísticamente espaços que evidenciam sintomas de degradação física e funcional, na perspetiva da sua efetiva utilização e fruição pelos cidadãos. Em simultâneo, as ações visam dotar o Centro Histórico com infra-estruturas fundamentais à sua existência e evolução dinâmica como centro cívico e comercial da cidade por excelência, com especial destaque para as acessibilidades ao coração do Centro Histórico.
Excerto de Memoria Descritiva:
Genericamente a obra consiste na reformulação do perfil transversal dos espaços indicados, com substituição dos pavimentos existentes, de forma a melhorar a circulação pedonal ao longo dos referidos eixos. O aumento da área pedonal é conseguido através da reordenação da circulação e do aparcamento automóvel actualmente existentes. No troço da rua de S. Vicente incluído nesta empreitada propõe-se a eliminação da circulação viária, limitada a cargas e descargas e acesso a garagens. A reduzida dimensão do perfil transversal desta via não permite a convivência em segurança e conforto da circulação pedonal com a passagem de viaturas.
A circulação automóvel tem como alternativa a rua Gabriel Pereira de Castro, que pela sua dimensão suporta este fluxo de tráfego, passando esta a possuir dois sentidos de tráfego. Na praça Alexandre Herculano é mantida a paragem de transportes públicas existente assim como o quiosque da TUB-EM, elementos que trazem movimento ao largo.
Ainda na praça, a supressão das zonas de aparcamento para uso pedonal permitirá a utilização do espaço com esplanadas, potencializando a dinâmica dos estabelecimentos de restauração e bebidas aí instalados. As cargas e descargas passam a ser efectuadas ou na rua dos Chãos ou no topo sul da avenida Norton de Matos, em espaços específicos a serem criados noutras empreitadas incluídas no Plano de Valorização do Eixo Norte da Cidade.
Na avenida Norton de Matos é removida a plataforma central destinada a estacionamento, fazendo-se a circulação automóvel numa faixa que atravessa o centro do espaço. Esta solução permite ordenar o estacionamento caótico que se verifica actualmente no espaço conseguindo- se, também, aumentar as áreas de passeios laterais junto dos edifícios. A nova solução de desenho urbano proposta configura a criação de uma nova praça o que enobrece este espaço urbano potenciando novas utilizações de índole comercial ou associadas a actividades mais lúdicas.