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O Governo adjudicou ao consórcio Lusolav – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade a concessão da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Oiã, correspondendo à primeira de três fases da ligação de alta velocidade entre o Porto e Lisboa. Este consórcio é liderado pela Mota Engil e inclui a participação da Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Construções Gabriel A.S. Couto.
O contrato de concessão abrange o planeamento, projeto e construção dos seguintes elementos ferroviários: 71 quilómetros de uma nova linha de alta velocidade entre a Estação de Campanhã, no Porto, e Oiã; a adaptação da atual Estação de Campanhã às necessidades da alta velocidade; uma nova estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, na zona de Santo Ovídio; uma nova ponte sobre o rio Douro; ligações à Linha do Norte nas proximidades de Canelas; e uma nova subestação de tração elétrica na zona de Estarreja.
O contrato também inclui a manutenção e disponibilização, por um período de 25 anos, dos elementos referidos, com exceção da Estação de Campanhã e da parte à superfície da Estação de Gaia (Santo Ovídio).
Com uma duração total de 30 anos, o contrato prevê um período de desenvolvimento estimado em 5 anos, seguido de 25 anos de disponibilização da infraestrutura. O valor da adjudicação é de 1 661 362 811,55 euros, expresso em valor atual líquido, com referência a dezembro de 2023.
A este valor, acresce um montante máximo de 480 000 000,00 euros, a preços correntes, a ser pago pela Infraestruturas de Portugal (IP) à futura concessionária durante o período de desenvolvimento, para cobrir despesas relacionadas com projetos, expropriações e obras que foram candidatas e aprovadas no programa europeu Connecting Europe Facility for Transport 2 (CEF 2).
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O Governo adjudicou ao consórcio Lusolav – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade a concessão da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Oiã, correspondendo à primeira de três fases da ligação de alta velocidade entre o Porto e Lisboa. Este consórcio é liderado pela Mota Engil e inclui a participação da Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Construções Gabriel A.S. Couto.
O contrato de concessão abrange o planeamento, projeto e construção dos seguintes elementos ferroviários: 71 quilómetros de uma nova linha de alta velocidade entre a Estação de Campanhã, no Porto, e Oiã; a adaptação da atual Estação de Campanhã às necessidades da alta velocidade; uma nova estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, na zona de Santo Ovídio; uma nova ponte sobre o rio Douro; ligações à Linha do Norte nas proximidades de Canelas; e uma nova subestação de tração elétrica na zona de Estarreja.
O contrato também inclui a manutenção e disponibilização, por um período de 25 anos, dos elementos referidos, com exceção da Estação de Campanhã e da parte à superfície da Estação de Gaia (Santo Ovídio).
Com uma duração total de 30 anos, o contrato prevê um período de desenvolvimento estimado em 5 anos, seguido de 25 anos de disponibilização da infraestrutura. O valor da adjudicação é de 1 661 362 811,55 euros, expresso em valor atual líquido, com referência a dezembro de 2023.
A este valor, acresce um montante máximo de 480 000 000,00 euros, a preços correntes, a ser pago pela Infraestruturas de Portugal (IP) à futura concessionária durante o período de desenvolvimento, para cobrir despesas relacionadas com projetos, expropriações e obras que foram candidatas e aprovadas no programa europeu Connecting Europe Facility for Transport 2 (CEF 2).
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O Governo adjudicou ao consórcio Lusolav – Gestão da Ferrovia de Alta Velocidade a concessão da linha ferroviária de alta velocidade entre o Porto e Oiã, correspondendo à primeira de três fases da ligação de alta velocidade entre o Porto e Lisboa. Este consórcio é liderado pela Mota Engil e inclui a participação da Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Construções Gabriel A.S. Couto.
O contrato de concessão abrange o planeamento, projeto e construção dos seguintes elementos ferroviários: 71 quilómetros de uma nova linha de alta velocidade entre a Estação de Campanhã, no Porto, e Oiã; a adaptação da atual Estação de Campanhã às necessidades da alta velocidade; uma nova estação subterrânea em Vila Nova de Gaia, na zona de Santo Ovídio; uma nova ponte sobre o rio Douro; ligações à Linha do Norte nas proximidades de Canelas; e uma nova subestação de tração elétrica na zona de Estarreja.
O contrato também inclui a manutenção e disponibilização, por um período de 25 anos, dos elementos referidos, com exceção da Estação de Campanhã e da parte à superfície da Estação de Gaia (Santo Ovídio).
Com uma duração total de 30 anos, o contrato prevê um período de desenvolvimento estimado em 5 anos, seguido de 25 anos de disponibilização da infraestrutura. O valor da adjudicação é de 1 661 362 811,55 euros, expresso em valor atual líquido, com referência a dezembro de 2023.
A este valor, acresce um montante máximo de 480 000 000,00 euros, a preços correntes, a ser pago pela Infraestruturas de Portugal (IP) à futura concessionária durante o período de desenvolvimento, para cobrir despesas relacionadas com projetos, expropriações e obras que foram candidatas e aprovadas no programa europeu Connecting Europe Facility for Transport 2 (CEF 2).